sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Colegiado Escolar é Lei na Bahia!


"Êta que eu gostei dessa lei!!!"

No dia 13 de Outubro de 2008, foram ralizadas as eleições para o Colegiado Escolar, onde alunos, professores, pais e funcionários das 1.753 escolas estaduais da rede pública de ensino da Bahia, escolheram os seus representantes.

A ação é amparada pela Lei Estadual nº. 11.043, de 09 de maio de 2008, que traz avanços significativos relacionados às finalidades, competências e composição do Colegiado Escolar. Além de ampliar a participação da comunidade escolar e local na gestão pedagógica, financeira e administrativa das unidades escolares, ele renova a proposta de integração de pais, estudantes, servidores e comunidade local, como agentes co-responsáveis pelo fortalecimento da gestão em rede.

Além de acompanhar o cumprimento do calendário, a freqüência do corpo docente e administrativo, os indicadores educacionais da unidade escolar, o Colegiado Escolar também deve criar mecanismos para estimular a participação da comunidade local, estabelecendo parcerias voltadas para o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico da escola. Todas as ações devem ser desenvolvidas a partir do estabelecimento de relações de compromisso, parceria e co-responsabilidade entre a escola e a comunidade.

Por: Jerônimo Vaz



Nenhum comentário: